quinta-feira, 18 de junho de 2009

* Mikhail Vasilyevich Lomonosov *

Podemos ver na imagem um exemplo cômico da Lei de conservação das massas, teoria criada por Lomonosov antes de Lavoisier, na qual diz que a massa de "entrada" de ve ser igual a massa de "saída". No retrato de Lomonosov vemos seu aspecto físico 'saudável', sendo assim eis o porque do exemplo citado.

__________________________________________________________________________________________________


Mikhail Vasilyevich Lomonosov, foi um dos maiores cientistas russos. Nasceu em Denisovka na Rússia, no dia 19 de novembro de 1711 morreu em São Petersburgo, em 15 de abril de 1765. Lomonosov desenvolveu a Lei da Conservação da Massa 14 anos antes de Lavoisier, porém este ficou com todo o crédito, além de químico era enciclopedista e poeta. Muito jovem entrou para a Academia de Ciências De São Petesburgo.

Além disso, desenvolveu parte da teoria cinética dos gases, também foi o primeiro a obter mercúrio congelado, e ainda foi a primeira pessoa a observar a atmosfera do planeta Vênus, ainda escreveu o livro: A História da Russia, a pedido da Imperatriz Isabel.

Seus trabalhos foram somente publicados em 1950 na antiga URSS, infelizmente Lomonosov morreu antes de terminar muitas de sua obras, deixando um “espaço vazio” na história da química, que seria preenchido posteriormente por outros cientistas tão importantes e prestigiados quanto Lomonossov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário