quinta-feira, 18 de junho de 2009

* Determinantes *

Na imagem acima podemos observar a resolução de um determinante de matriz 2x2. Onde vemos que ao multiplicar os termos da diagonal principal e da diagonal secundária (invertendo seus sinais), depois somar seus valores, obtemos o determinante de tal matriz.
Para deixar mais cômico, mostramos que os números se multiplicam seus resultados são como seus "filhos" e assim com a soma dos "filhos" se resultam os "netos"


____________________________________________________________________________________________

Determinante pode ser classificado como um número ou uma função relacionada somente com a matriz quadrada (que possui o mesmo número de linhas e o mesmo de colunas).

A matriz de ordem 1 é uma matriz que possui apenas uma linha e uma coluna. Como podemos observar no seguinte exemplo:

A=(1) e B=[10];

A própria matriz de ordem 1 é o valor do determinante e assim concluímos que o determinante das matrizes A e B serão:

det A = | 1 | = 1

det B = | 10 | = 10

As barras que delimitam o valor de A e B, mesmo coincidindo com o símbolo de módulo, não quer representar-lo. Esse símbolo é apenas um representante de determinante.

Quando nos referimos a matrizes de ordem 2, basta multiplicar os elementos da diagonal principal e diminuir pelo produto dos elementos da diagonal secundária.



Para achar o determinante de matriz de ordem 3 utilizamos um processo diferente.

Dada certa matriz C de ordem 3x3:

Escrevemos o seu determinante, repetindo as duas primeiras colunas à direita da matriz C:

A seguir multiplicamos os elementos, sabendo que os produtos da direita conservaram os sinais e os produtos da esquerda inverteram os sinais, veja:



Depois de ter feito as multiplicações devemos somar os seus produtos.

det C = 8 + 8 - 42 - 6 + 64 + 7 = 10, portanto det C = 10 , esse processo realizado pode ser classificado com Regra de Sarrus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário